segunda-feira, 1 de junho de 2009

Lançados os betas do Adobe Flash Builder 4 e do Adobe Flash Catalyst

Foi lançada a versão beta do Adobe Flash Builder 4, que substituirá o Adobe Flex Builder 3. Apesar do nome da IDE ter mudado, o nome do framework continua sendo Adobe Flex - a intenção da Adobe foi de criar uma clara distinção entre a a IDE, que é paga, e o framework, que é free.

Dentre as melhorias na IDE, estão:
  1. Melhorias no refactoring, no debugger e no profiler.
  2. Geração automática de getters e setters.
  3. Package Explorer.
  4. Network Monitor (mede tráfego entre o cliente e o servidor).
  5. Suporte a Flex Unit (testes unitários) .

*Mais detalhes em: "What's new in Flash Builder 4 beta".


Vale lembrar que a versão beta do Adobe Flash Builder 4 já trás consigo a nova versão do framework Flex, o Flex 4 SDK (codinome "Gumbo"), que também ainda está em versão beta (a versão final está prevista para o quarto trimestre do ano). Deixarei para abordar as mudanças da nova versão do framework em um post futuro.

Também foi lançada a versão beta do Adobe Flash Catalyst. Com essa ferramenta, que pode trabalhar em conjunto com o Flash Builder, será possível fazer a prototipação e criação de interfaces visuais funcionais (incluindo eventos e efeitos), sem nenhuma codificação. Será possível também fazer a exportação de projetos do Adobe Photoshop® e do Adobe Illustrator®, para serem manipulados e integrados com a codificação da aplicação. Assim, os designers podem trabalhar em conjunto com os desenvolvedores, disponibilizando toda parte visual da aplicação e permitindo que eles se preocupem apenas com o código de negócio.

Dica: nesse link se encontram alguns vídeos com demonstrações do Flash Builder, do Flash Catalyst e do Flex SDK 4.

Nenhum comentário: